top of page
Pontos críticos da EN2
Rumo a Norte, o primeiro caso sério depara-se no troço Abrantes-Vila de Rei onde deveria estar assinalado o trajecto da EN 2 para além da variante, bem como dos marcos quilométricos e miriamétricos, em particular o Km400.
Para baralhar criando confusão entre os viajantes/turistas, oficialmente surge como EN2 a Estrada Municipal 546 ( ver fotografia).
Na fotografia que se segue pode-se verificar a evolução que tem sofrido a EN 2.
Localização de marcos que pertenciam à EN2 e que de forma pouco profissional foi "enxertada" para classificar a actual!!
Penacova - Santa Comba Dão, seguinte troço sério de dificuldades para quem pretende percorrer a antiga EN 2.
A Ausência ou em mau estado de conservação de marcos quilométricos, a falta de sinalética da EN 2 agravado pela construção da barragem da Aguieira, bem como com a construção da IP 3 que eliminou parte do traçado da antiga EN 2.
Depois de ultrapassada a primeira dificuldade deparamos-nos com o segundo troço complicado do segmento Penacova-Santa Comba Dão, Oliveira do Mondego-Chamadouro / Chamadouro-Vimieiro.
Não muito longe, encontramos um outro ponto crítico, a famosa cidade das rotundas, Viseu!
A razão é simples. O aparecimento de várias rotundas, ausência de sinalética do traçado antigo, identificação de trajecto recente como sendo EN2 que nos desvia da cidade complicam a vida ao turista e ao apaixonado da N2.
A filosofia pelo actual traçado é oposta ao traçado original, pois nesse tempo as estradas nacionais uniam as localidades de maior algomerado e muitas delas passavam por edifícios de relevância à época, como estações ferroviárias, Tribunal, Câmara.
Acreditamos que a EN2 passaria perto do Jardim Aquilino Ribeiro, Câmara Municipal de Viseu e em direcção à estação ferroviária de Viseu.
O último ponto crítico sério ocorre em Peso da Régua. Perante o encerramento da 1ª ponte que esteve agregada à EN2, o aproveitamento da ponte ferroviária para fim rodoviário e a abertura da variante exterior a nascente da cidade, o traçado original tornou-se mais citadino e estranho aos visitantes, dificultando o seu reconhecimento.
bottom of page